Desconto é algo que faz sentido para que o cliente leve mais produtos, além do que ele realmente precisa. Mas chega um determinado momento em que dar descontos demais pode trazer prejuízos para a empresa.
Estabelecer estratégias de descontos deve ser esporádico, levando em conta a atração de novos clientes. Quando isso começa a acontecer frequentemente pode deixar um rombo enorme em seu faturamento.
Sem contar que a maioria dos clientes te verão apenas como uma empresa que facilita, ou seja, não terá outro posicionamento e acostumará o cliente com o mais barato. Se por ventura, você decidir aumentar os preços, perderá clientes.
Mas será que há formas de fugir do famoso desconto? É possível sim sair desse cenário. Para isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis quando você perceber que tudo saiu do controle. Confira!
Quando queremos atingir um objetivo, como por exemplo um posicionamento, temos que educar os clientes para que eles tenham a ideia sobre o que estamos vendendo.
O posicionamento é um fator importante nesse caso. Qual o valor agregado ao seu produto ou serviço? O que sua empresa entrega ao cliente além do produto ou serviço? Ao invés de estabelecer estratégias que apelam para qualquer tipo de desconto, experimente entregar algo a mais.
O cliente precisa perceber que o valor cobrado é justo pelo serviço ou produto que está sendo ofertado. Dessa maneira, fale mais sobre sua oferta, mostre os benefícios e vantagens que o cliente terá em escolher o que você quer vender.
Qual é o diferencial que ele não encontrará na concorrência? Talvez isso seja o ponto de partida para a geração de valor na sua oferta.
Se o cliente quer desconto, ele pode até pesquisar e encontrar na concorrência. Mas se ele quer gerar resultado e resolver algum tipo de problema, terá que escolher e comprar de você.
O foco na qualidade também é uma excelente estratégia para driblar o desconto. A maioria das pessoas que compram somente por causa do desconto, não levam em conta a qualidade e sim a economia. Por outro lado, quem opta por qualidade, sabe que o mais barato nem sempre atende às expectativas.
O cliente que vem por preço, também vai embora por preço. Mas o cliente que vem pela qualidade permanece.
Dessa forma, você já sabe que tem uma fatia de público que prioriza a qualidade e da mesma forma valoriza o produto ou serviço que estão adquirindo.
Se você quer reverter a situação e parar de dar desconto, precisa transformar o processo de sua empresa, a fim de gerar qualidade em tudo e transparecer isso para o cliente.
Tanto o atendimento e a entrega do produto, quanto o pós-venda precisam ser focados na qualidade. Isso aos poucos irá se transformar em um diferencial competitivo no mercado e isso é um valor enorme que dispensa descontos.
A lucratividade da sua empresa é suficiente para que você atinja seus objetivos?
Se colocar em prática as ações que mencionamos acima, não haverá mais a necessidade de dar descontos. Depois dê uma olhada que poderá ser de grande utilidade para você neste momento.
Faturar 1 milhão de reais por ano não quer dizer que você tem lucratividade e nem que o seu negócio é rentável. Se não houver um controle rígido sobre as despesas, esse número pode ser irrelevante.
Nesse cenário, é melhor faturar 70mil e ainda obter um lucro de 10mil do que ter um faturamento altíssimo de 1 milhão, porém obter prejuízos.
Procure uma estratégia que possa dar uma visão mais assertiva ao gestor sobre a saúde financeira da empresa. Hoje a estratégia de “vender a qualquer custo” não funciona mais.
Com a alta competitividade do mercado, se destaca aquele que apresenta diferenciais. Vende mais aquele que oferece vantagens, benefícios, soluções e acima de tudo, qualidade.
Para auxiliar em suas vendas, nada melhor do que um sistema de gestão para organizar todas as contas. Que tal experimentar gratuitamente hoje?