Como reunir informações para a tomada de decisão

19/01/2019
Editor VOTI

Hoje, com uma gama de opções tecnológicas, vivemos na era da informação. Certamente é muito mais simples extrair informações de qualquer departamento para auxiliar na tomada de decisões. Anteriormente, o que levava horas e dias, hoje em apenas alguns minutos é possível criar um relatório completo.

Sem dúvida, um dos maiores bens da empresa são suas informações. Exatamente por isso que é necessário que a empresa tenha um ERP seguro que traga módulos de configuração de segurança específicos para proteger os dados mais importantes e evitar danos catastróficos.

Nos primeiros anos de uma empresa, a tomada de decisão precisa ser fluida, objetiva, estratégica e realista. Dessa maneira, quando o gestor conhece as necessidades da empresa, é motivado, experiente e está envolvido com os principais objetivos da empresa, fica mais fácil realizar essa tarefa.

A tomada de decisão é importante para evitar que o negócio fique estagnado. Mas não é algo simples de se fazer. Certamente é preciso muito estudo e planejamento para determinar um caminho exato para a empresa seguir que traga resultados positivos de evolução.

Mas como utilizar as informações e dados para as tomadas de decisões? Confira a seguir um guia completo para melhorar a performance da gestão de sua empresa!

4 formas de reunir e utilizar as informações a favor da empresa!

Como reunir informações para a tomada de decisão:

1 – Posicionamento de mercado X gestão interna

Antes de reunir informações internamente, é preciso fazer uma profunda análise do seu mercado levando em conta a demanda do seu produto ou serviço, satisfação de clientes, posicionamento de concorrentes, performance de fornecedores, estratégias de vendas, etc.

Tudo isso irá impactar nas próximas decisões internas, de fato fazendo com que você defina estratégias mais assertivas. Essa é uma ótima maneira de visualizar os erros que já foram cometidos e criar uma gestão de riscos para evitar que novas falhas de gerenciamento aconteçam.

2 – Aplique o conceito de B.I

O Business Intelligence é uma estratégia que está diretamente ligada ao processo de reunião de informações para a tomada de decisão. Para levantar dados é preciso conhecer o processo e saber quais são as informações irrelevantes para o gerenciamento do negócio.

Em outras palavras, é o B.I que irá direcionar o gestor para as melhores decisões que ditarão o futuro da empresa. Logo após o momento em que a empresa aspira crescimento, o conceito de Business Intelligence deve começar a ser aplicado nesse período de planejamento. Veja alguns benefícios do B.I:

  • Antecipa a empresa diante das mudanças do mercado;
  • Antecipa a empresa diante das ações da concorrência;
  • Revela novos potenciais competitivos da empresa;
  • Identifica e evita falhas de gestão e do operacional;
  • Identifica pontos de investimentos;
  • Identifica a necessidade de implementação de novas ferramentas;
  • Ajuda a rever, monitorar e otimizar as estratégias;
  • Identifica possibilidades de realização de parcerias.

3 – Tenha em mente o conceito da tomada de decisão

A tomada de decisão nada mais é, do que a análise de dados, a fim de transformá-los em informações relevantes que serão destinadas à criação de estratégias de negócio.

Dentro do conceito de tomada de decisão, podemos destacar 4 pilares essenciais que devem ser analisados pelo gestor:

  • Descoberta do problema: o que precisa ser mudado na empresa? O que está dando errado?
  • Descoberta da solução: quais soluções podem resolver estes problemas? Terei algum investimento nisso?
  • Escolha da melhor solução: qual é a melhor alternativa para meu negócio? A alternativa escolhida é compatível com o processo evolutivo da empresa?
  • Análise da solução: a alternativa escolhida surtiu resultados? Há tempo para aperfeiçoar a aplicação da solução escolhida?

Esse é praticamente um ciclo de processos de tomada de decisão que precisa ser constantemente modificado para surtir o efeito esperado. Faça estas perguntas no momento em que você já estiver disposto a tomar decisões importantes acerca do futuro da empresa.

A tomada de decisão está presente em todas as funções do dono de micro e pequena empresa. Pois é através dessa importante ferramenta que podemos planejar, organizar os processos existentes, coordenar e nortear a equipe.

4 – Tenha um sistema de gestão completo

Para que você tenha total domínio sobre o andamento da empresa e monitore todos os departamentos, o sistema de gestão precisa ser completo e oferecer módulos focados em estratégia.

A Voti – Gestão Inteligente traz módulos específicos que ajudam o gestor a reunir informações de vários setores importantes da empresa, como o fiscal, financeiro, estoque, compras, orçamentos, fluxo de caixa, monitoramento e tudo isso em relatórios gerenciais fáceis de entender.

Além disso, o sistema de gestão da Voti é totalmente online. Dessa forma, possibilita praticidade e gerenciamento seguro de onde você estiver.

Tenha acesso a inúmeros indicadores sobre seu negócio em uma única tela em forma de gráficos. Conheça a Voti e saiba como podemos te ajudar a agilizar os processos de tomadas de decisões que fazem a diferença no futuro do seu negócio!

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